quarta-feira, 15 de junho de 2022

STJ quebra onda conservadora ao liberar três plantios medicinais de Cannabis

 

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rompeu uma onda de conservadorismo em voga, ao autorizar três pessoas a plantarem Cannabis  e produzirem o óleo medicinal. A decisão foi muito comemorada. Não por ser inédita. Há mais de 600 decisões como essa. Mas pelo fato que, desde o ano passado, a Justiça tem negado em série pedidos de salvo-conduto para o plantio individual e medicinal da planta.

“O salvo-conduto é um instrumento jurídico simples e bem mais rápido que uma ação civil, que pode levar anos na Justiça”, diz a gaúcha Bianca Uequed, 39 anos, advogada criminalista. “Mas no ano passado, um desses pedidos foi negado. ” Essa decisão, abriu um salvo-conduto às avessas, travando todos os pedidos que vieram a seguir..

O juiz em questão pertence à Quinta Turma do Supremo Tribunal Federal, que publicou o informativo 690. Ele determina ser “incabível salvo-conduto para o cultivo da cannabis visando a extração do óleo medicinalainda que na quantidade necessária para o controle da epilepsia, posto que a autorização fica a cargo da análise do caso concreto pela ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária)”.

“A partir daí, outros juízes passaram a seguir o informativo. Hoje, a Sexta Turma quebrou o conservadorismo da Quinta Turma. É um marco”, diz Bianca, que representou um dos pacientes em uma ação que já durava dois anos. O autor do pedido sofre de ansiedade e depressão generalizada. É um dos paulistanos que foi beneficiado pelo Projeto Mães Jardineiras, que surgiu com o Padre Ticão, na paróquia de São Francisco de Assis, na zona leste de São Paulo.

Trata-se de um grupo fundado pela psiquiatra Eliane Nunes, que ensina as mães, cujos os filhos precisam de tratamento canábico, a plantar. Bianca dá assistência jurídica gratuita aos participantes.

Fonte:  Jovem Pan




Inauguração do 19º Comando Regional de Polícia Militar (19ºCRPM) no Setor Cidade Verde – Caldas Novas – GO.

 


#SegurançaPublica//

 Na manhã desta terça-feira, 14/06, aconteceu a solenidade de inauguração do 19º Comando Regional de Polícia Militar (19ºCRPM) no Setor Cidade Verde – Caldas Novas – GO.

O evento contou com a presença do Governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, do chefe do executivo municipal, Kleber Marra e demais autoridades.

Na mesma solenidade, o governador entregou nove viaturas ao


7º Comando Regional Bombeiro Militar.

Em seu discurso, Caiado ressaltou o trabalho que vem sendo realizado em prol da segurança pública do estado bem como a necessidade de parcerias entre governo e iniciativa privada como a que aconteceu em Caldas Novas, através do empreendimento Cidade Verde que contribuiu diretamente para execução dessa obra.

O prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra, afirmou que a inauguração é um marco: “Hoje é um dia muito importante na vida da segurança pública de Caldas Novas, por termos um comando regional materializado. Esse comando de operações vai ficar na história da região”, afirmou. E completou: “O governador trabalhou muito por Caldas Novas, disponibilizou a verba para o recapeamento da Av. Coronel Bento de Godoy e de parte das ruas do Centro, mandou mais de 600 cartões do auxílio de aluguel no valor de R$ 350,00 reais durante 18 meses. Além da distribuição de cobertores”, listou o prefeito.