terça-feira, 16 de agosto de 2022

CAMPANHAS ELEITORAIS COMEÇAM OFICIALMENTE



Teve início a partir das 00:00 horas desta terça-feira, 16, a campanha eleitoral em todo país, os candidatos aos cargos dos legislativos estaduais e federais bem como executivos estaduais e federal estão autorizados pelo TSE a irem em busca dos votos de 156 milhões de pessoas aptas a exercer o direito de votar nas eleições de outubro.


De acordo com a legislação eleitoral, os candidatos podem fazer caminhadas, carreatas e distribuição de materiais de campanha das 08 às 22h até o dia 1º de outubro.


Os comícios estão autorizados até a meia noite, horário que poderá ser prorrogado por duas horas no caso de encerramento de campanha. Showmícios gratuitos são proibidos por lei. 


Na internet, a propaganda política pode ser veiculada em sites e redes sociais, mas devem ser identificadas como publicidade contendo o nome do candidato, número, nome do partido e nome da coligação ou federação. A propaganda via telemarketing é proibida.


O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão as urnas escolher, presidente da república, governadores, senadores e deputados estaduais e federais. Caso haja um segundo turno o mesmo ocorrerá no dia 30 de outubro.


De Olho em Caldas Novas

#Deolhonanoticia

terça-feira, 9 de agosto de 2022

1º Arraiá das Águas Quentes (Caldas Arraiá Show)


Após dois anos sem eventos e presa em casa por causa da pandemia de Covid19, a população de Caldas Novas, pode curtir o 1º Arraiá das Águas Quentes, promovido pela Prefeitura Municipal, nos dias 3, 4, 5 e 6 de agosto, alcançando recorde de público em todos os dias do evento. 


Além de artistas de renome, como Cleber e Cauan, Edy Britto e Samuel, Max e Luan e Fernanda Costa, o público pode desfrutar de comidas típicas, espaço kids, exposição de maquinários agrícolas e fazendinha. 


O ponto alto da festa foi o engajamento da população que mesmo sem obrigação, contribuiu massivamente doando alimentos não perecíveis que serão entregues pela Secretaria de Ação Social e Melhor Idade a famílias carentes do município. 

Estima se que foram arrecadados mais de uma tonelada e meia de alimentos na barraca da Ação Social durante os quatro dias de festividades.


De Olho em Caldas Novas

#DeOlhoNaNoticia






quinta-feira, 28 de julho de 2022

Médicos anunciam 4º caso de cura de paciente com HIV no mundo


 

Médicos anunciam o quarto caso no mundo de cura de paciente que vivia com o vírus da imunodeficiência humana (HIV). O homem, que escolheu permanecer no anonimato, vivia com o HIV desde 1988 e passou a ser considerado livre do vírus aos 66 anos de idade. Ele recebeu um transplante de medula óssea para o tratamento de uma leucemia.


O doador tinha uma mutação genética rara que fazia dele naturalmente resistente ao HIV. Após se recuperar do transplante, o paciente passou a não apresentar mais o vírus em amostras de sangue ou tecidos. Ele ficou 17 meses sem receber o tratamento antirretroviral e, mesmo assim, o vírus causador da 
Aids não voltou a aparecer nas amostras. O homem foi apelidado de “Paciente Cidade da Esperança”, em homenagem ao hospital onde foi tratado, na Califórnia, Estados Unidos.

A primeira vez que foi registrado um caso de remissão do vírus HIV em um organismo humano ocorreu há mais de 10 anos em Timothy Ray Brown, também conhecido como “Paciente de Berlim”. Desde então, outros três casos foram notificados, contando com o mais recente, anunciado na última quarta-feira, 27. Apesar do resultado bem-sucedido, os médicos afirmam que o transplante de medula não pode ser considerado o caminho para a cura do HIV.



O tratamento é de alta complexidade, envolve riscos e depende de doadores compatíveis. Por outro lado, pesquisadores procuram uma forma de usar terapia genética na proteína que facilita o acesso do vírus aos glóbulos brancos e que afeta o sistema imunológico, provocando a Aids.

*Com informações da repórter Nanny Cox

Fonte: Jovem Pan 

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Juíza quer proibir bandeira do Brasil em propaganda eleitoral

A juíza Ana Lúcia Todeschini Martinez, titular do cartório eleitoral de Santo Antônio das Missões e Garruchos (RS), disse entender que a bandeira do Brasil será considerada uma propaganda eleitoral a partir do início oficial da campanha, em 16 de agosto. Na visão da juíza, o símbolo nacional tornou-se marca de “um lado da política” no país. 


Ela não cita o presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista à Rádio Fronteira Missões, Ana Lúcia explicou seu posicionamento, admitindo que pode ser revertido pelo Tribunal Regional Eleitoral ou pelo Tribunal Superior Eleitoral depois de consultas dos partidos. 


 “É evidente que hoje a bandeira nacional é utilizada por diversas pessoas como sendo um lado da política, né?”, interpelou a magistrada. “Hoje, a gente sabe que existe uma polarização. 


De um dos lados há o uso da bandeira nacional como símbolo dessa ideologia política.” Segundo a juíza, “não existe mal nenhum nisso”, porém entende que a exibição do símbolo vai configurar uma propaganda eleitoral, que tem que obedecer aos requisitos legais. “Se ela tiver fixada em determinados locais, a gente vai pedir para retirar”, anunciou Ana Lúcia, lembrando que a propaganda eleitoral irregular pode gerar “multas pesadíssimas”.


 Advogado comenta declarações


 Alberto Rollo, advogado especialista em direito eleitoral, afirma que a bandeira brasileira é um símbolo nacional, assim como o Hino Nacional. “A bandeira é de todos os brasileiros”, constatou. “Qualquer candidato pode usar.” Rollo estranhou ainda o fato de a juíza falar fora dos autos. “Enquanto juíza, ela não pode dar opinião. Ainda mais com essa profundidade.” 


 A lei O artigo 37 da lei eleitoral (Lei nº 9.504/97) trata da propaganda. 

O dispositivo determina que não é permitida a veiculação de material de propaganda eleitoral em bens públicos ou particulares, exceto “bandeiras ao longo de vias públicas, desde que móveis e que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos”. A lei, contudo, não especifica qual bandeira.


 Fonte: Revista Oeste

terça-feira, 28 de junho de 2022

MEIO AMBIENTE E INCLUSÃO DIGITAL


Aconteceu na manhã desta terça feira, 28/06, a entrega das premiações as instituições de ensino municipais ganhadoras da 2ª Gincana de Coleta de Lixo Eletrônico, promovida pela SEMMARH (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) em parceria com a ONG Programando o Futuro.

A 2ª edição da gincana contou com a participação da rede de ensino municipal onde foram instalados os coletores de lixo eletrônico onde foram coletadas cerca de 17 toneladas de lixo eletrônico destinadas ao programa Sukatech para reciclagem e destinação correta de resíduos.

A premiação: foram contempladas nesta edição, as instituições, CMEI Lara Rosa, Centro Social Pró Família e ACEJUV, cada uma delas recebendo 10 computadores completos.

Durante a entrega estiveram presentes o Prefeito Kleber Marra, o Secretário de Meio ambiente Sergio Gustavo, a Secretária de Educação Vanessa, o representante da ONG Programando o Futuro.

Na oportunidade, o prefeito Kleber Marra agradeceu o empenho dos participantes e ressaltou a importância do projeto para conscientização ambiental de nossas crianças e a inclusão digital nas instituições de ensino municipais.

“É de suma importância que haja este tipo de parceria para que nossas crianças possam desde cedo aprender a necessidade de preservar o meio ambiente e com o benefício de promoção de inclusão digital”. Disse o prefeito.

O secretário de meio ambiente Sergio Gustavo, lembrou a necessidade de manutenção do projeto salientando que será continuado durante todo o ano, sendo mantidos os pontos de eco coleta nas escolas do município. Sergio também deu destaque a questão da geração de resíduos em Caldas Novas e a necessidade de uma gestão dos mesmos, “a gestão de resíduos no município além de trazer benefícios ao meio ambiente ainda promove a geração de renda para várias famílias que sobrevivem da atividade”. Disse Sergio Gustavo.

 

#DeolhoemCaldasNovas

#Deolhonanotícia

 

quarta-feira, 15 de junho de 2022

STJ quebra onda conservadora ao liberar três plantios medicinais de Cannabis

 

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rompeu uma onda de conservadorismo em voga, ao autorizar três pessoas a plantarem Cannabis  e produzirem o óleo medicinal. A decisão foi muito comemorada. Não por ser inédita. Há mais de 600 decisões como essa. Mas pelo fato que, desde o ano passado, a Justiça tem negado em série pedidos de salvo-conduto para o plantio individual e medicinal da planta.

“O salvo-conduto é um instrumento jurídico simples e bem mais rápido que uma ação civil, que pode levar anos na Justiça”, diz a gaúcha Bianca Uequed, 39 anos, advogada criminalista. “Mas no ano passado, um desses pedidos foi negado. ” Essa decisão, abriu um salvo-conduto às avessas, travando todos os pedidos que vieram a seguir..

O juiz em questão pertence à Quinta Turma do Supremo Tribunal Federal, que publicou o informativo 690. Ele determina ser “incabível salvo-conduto para o cultivo da cannabis visando a extração do óleo medicinalainda que na quantidade necessária para o controle da epilepsia, posto que a autorização fica a cargo da análise do caso concreto pela ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária)”.

“A partir daí, outros juízes passaram a seguir o informativo. Hoje, a Sexta Turma quebrou o conservadorismo da Quinta Turma. É um marco”, diz Bianca, que representou um dos pacientes em uma ação que já durava dois anos. O autor do pedido sofre de ansiedade e depressão generalizada. É um dos paulistanos que foi beneficiado pelo Projeto Mães Jardineiras, que surgiu com o Padre Ticão, na paróquia de São Francisco de Assis, na zona leste de São Paulo.

Trata-se de um grupo fundado pela psiquiatra Eliane Nunes, que ensina as mães, cujos os filhos precisam de tratamento canábico, a plantar. Bianca dá assistência jurídica gratuita aos participantes.

Fonte:  Jovem Pan




Inauguração do 19º Comando Regional de Polícia Militar (19ºCRPM) no Setor Cidade Verde – Caldas Novas – GO.

 


#SegurançaPublica//

 Na manhã desta terça-feira, 14/06, aconteceu a solenidade de inauguração do 19º Comando Regional de Polícia Militar (19ºCRPM) no Setor Cidade Verde – Caldas Novas – GO.

O evento contou com a presença do Governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, do chefe do executivo municipal, Kleber Marra e demais autoridades.

Na mesma solenidade, o governador entregou nove viaturas ao


7º Comando Regional Bombeiro Militar.

Em seu discurso, Caiado ressaltou o trabalho que vem sendo realizado em prol da segurança pública do estado bem como a necessidade de parcerias entre governo e iniciativa privada como a que aconteceu em Caldas Novas, através do empreendimento Cidade Verde que contribuiu diretamente para execução dessa obra.

O prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra, afirmou que a inauguração é um marco: “Hoje é um dia muito importante na vida da segurança pública de Caldas Novas, por termos um comando regional materializado. Esse comando de operações vai ficar na história da região”, afirmou. E completou: “O governador trabalhou muito por Caldas Novas, disponibilizou a verba para o recapeamento da Av. Coronel Bento de Godoy e de parte das ruas do Centro, mandou mais de 600 cartões do auxílio de aluguel no valor de R$ 350,00 reais durante 18 meses. Além da distribuição de cobertores”, listou o prefeito.

terça-feira, 14 de junho de 2022

Projeto ‘Polícia Mirim

 #PolíciaMirim

👮🏼📝 || Na noite desta segunda-feira, 13, foi lançada oficialmente mais uma edição do projeto ‘Polícia Mirim’, que contará com a participação de 81 crianças do município. O evento aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito Kleber Marra e demais autoridades locais.
O programa educativo da Polícia Militar conta com o apoio da Prefeitura de Caldas Novas, através do Conselho Municipal de Segurança, e da Câmara Municipal, e tem como objetivo a formação do indivíduo de forma globalizada, trabalhando atividades de conscientização ambiental, socioculturais, reforço escolar, práticas esportivas e sócio recreativas.
"Para nós é gratificante saber que estamos implantando um programa tão importante para a formação de nossas crianças, agradeço ao Ten. Cel. Virgílio, e ao presidente do Legislativo, Marinho Câmara, além de demais vereadores, pela parceria. A educação é um dos pilares da nossa gestão, por isso vamos continuar buscando ações efetivas como essa, que são essenciais na formação do cidadão de bem", ressaltou Kleber Marra.
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Caldas Novas

Trenzinhos: atração, diversão ou risco a população?



Quem frequenta a cidade de Caldas Novas se depara com uma atração bastante controvérsia, os trenzinhos que circulam pela região central.
Uma atração antiga que nos últimos anos se tornou uma febre, tendo hoje mais de dez trenzinhos circulando pela cidade transportando turistas.
Até aí tudo bem, não fosse pelas infrações de trânsito, desrespeito aos pedestres e o assédio aos turistas que em algumas situações sentem se até coagidos pelos fantasiados que tentam captar passageiros.
No tange a infrações de trânsito, os passageiros são transportados em veículos improvisados sem cinto de segurança, o som está sempre alto e as personagens dependuradas para o lado de fora do veículo em movimento.
Um exemplo de tais infrações ficou bem latente na noite de segunda feira 06/06/22, onde um fantasiado do trenzinho pulou do veículo em movimento e acabou sendo abalroado por uma moto que vinha no mesmo sentido.
Felizmente, nem o motociclista nem o jovem fantasiado sofreram lesões graves, no entanto, o acidente aconteceu e poderia haver consequências mais graves.
Outra questão, é o assédio aos turistas, em muitos casos estão acompanhados por crianças que se assustam com a bizarrice das fantasias utilizadas e as atitudes ofensivas por parte de alguns personagens que desrespeitam os que se recusam a andar no trenzinho.
O De Olho em Caldas Novas, trás o assunto a tona a pedido de pessoas que questionam a legalidade da atração bem como a segurança dos usuários e funcionários.
Fica aberta a palavra ao órgão responsável pelo trânsito da cidade para esclarecer tais condutas e sanar qualquer dúvida em relação ao assunto.