terça-feira, 28 de junho de 2022

MEIO AMBIENTE E INCLUSÃO DIGITAL


Aconteceu na manhã desta terça feira, 28/06, a entrega das premiações as instituições de ensino municipais ganhadoras da 2ª Gincana de Coleta de Lixo Eletrônico, promovida pela SEMMARH (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) em parceria com a ONG Programando o Futuro.

A 2ª edição da gincana contou com a participação da rede de ensino municipal onde foram instalados os coletores de lixo eletrônico onde foram coletadas cerca de 17 toneladas de lixo eletrônico destinadas ao programa Sukatech para reciclagem e destinação correta de resíduos.

A premiação: foram contempladas nesta edição, as instituições, CMEI Lara Rosa, Centro Social Pró Família e ACEJUV, cada uma delas recebendo 10 computadores completos.

Durante a entrega estiveram presentes o Prefeito Kleber Marra, o Secretário de Meio ambiente Sergio Gustavo, a Secretária de Educação Vanessa, o representante da ONG Programando o Futuro.

Na oportunidade, o prefeito Kleber Marra agradeceu o empenho dos participantes e ressaltou a importância do projeto para conscientização ambiental de nossas crianças e a inclusão digital nas instituições de ensino municipais.

“É de suma importância que haja este tipo de parceria para que nossas crianças possam desde cedo aprender a necessidade de preservar o meio ambiente e com o benefício de promoção de inclusão digital”. Disse o prefeito.

O secretário de meio ambiente Sergio Gustavo, lembrou a necessidade de manutenção do projeto salientando que será continuado durante todo o ano, sendo mantidos os pontos de eco coleta nas escolas do município. Sergio também deu destaque a questão da geração de resíduos em Caldas Novas e a necessidade de uma gestão dos mesmos, “a gestão de resíduos no município além de trazer benefícios ao meio ambiente ainda promove a geração de renda para várias famílias que sobrevivem da atividade”. Disse Sergio Gustavo.

 

#DeolhoemCaldasNovas

#Deolhonanotícia

 

quarta-feira, 15 de junho de 2022

STJ quebra onda conservadora ao liberar três plantios medicinais de Cannabis

 

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rompeu uma onda de conservadorismo em voga, ao autorizar três pessoas a plantarem Cannabis  e produzirem o óleo medicinal. A decisão foi muito comemorada. Não por ser inédita. Há mais de 600 decisões como essa. Mas pelo fato que, desde o ano passado, a Justiça tem negado em série pedidos de salvo-conduto para o plantio individual e medicinal da planta.

“O salvo-conduto é um instrumento jurídico simples e bem mais rápido que uma ação civil, que pode levar anos na Justiça”, diz a gaúcha Bianca Uequed, 39 anos, advogada criminalista. “Mas no ano passado, um desses pedidos foi negado. ” Essa decisão, abriu um salvo-conduto às avessas, travando todos os pedidos que vieram a seguir..

O juiz em questão pertence à Quinta Turma do Supremo Tribunal Federal, que publicou o informativo 690. Ele determina ser “incabível salvo-conduto para o cultivo da cannabis visando a extração do óleo medicinalainda que na quantidade necessária para o controle da epilepsia, posto que a autorização fica a cargo da análise do caso concreto pela ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária)”.

“A partir daí, outros juízes passaram a seguir o informativo. Hoje, a Sexta Turma quebrou o conservadorismo da Quinta Turma. É um marco”, diz Bianca, que representou um dos pacientes em uma ação que já durava dois anos. O autor do pedido sofre de ansiedade e depressão generalizada. É um dos paulistanos que foi beneficiado pelo Projeto Mães Jardineiras, que surgiu com o Padre Ticão, na paróquia de São Francisco de Assis, na zona leste de São Paulo.

Trata-se de um grupo fundado pela psiquiatra Eliane Nunes, que ensina as mães, cujos os filhos precisam de tratamento canábico, a plantar. Bianca dá assistência jurídica gratuita aos participantes.

Fonte:  Jovem Pan




Inauguração do 19º Comando Regional de Polícia Militar (19ºCRPM) no Setor Cidade Verde – Caldas Novas – GO.

 


#SegurançaPublica//

 Na manhã desta terça-feira, 14/06, aconteceu a solenidade de inauguração do 19º Comando Regional de Polícia Militar (19ºCRPM) no Setor Cidade Verde – Caldas Novas – GO.

O evento contou com a presença do Governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, do chefe do executivo municipal, Kleber Marra e demais autoridades.

Na mesma solenidade, o governador entregou nove viaturas ao


7º Comando Regional Bombeiro Militar.

Em seu discurso, Caiado ressaltou o trabalho que vem sendo realizado em prol da segurança pública do estado bem como a necessidade de parcerias entre governo e iniciativa privada como a que aconteceu em Caldas Novas, através do empreendimento Cidade Verde que contribuiu diretamente para execução dessa obra.

O prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra, afirmou que a inauguração é um marco: “Hoje é um dia muito importante na vida da segurança pública de Caldas Novas, por termos um comando regional materializado. Esse comando de operações vai ficar na história da região”, afirmou. E completou: “O governador trabalhou muito por Caldas Novas, disponibilizou a verba para o recapeamento da Av. Coronel Bento de Godoy e de parte das ruas do Centro, mandou mais de 600 cartões do auxílio de aluguel no valor de R$ 350,00 reais durante 18 meses. Além da distribuição de cobertores”, listou o prefeito.

terça-feira, 14 de junho de 2022

Projeto ‘Polícia Mirim

 #PolíciaMirim

👮🏼📝 || Na noite desta segunda-feira, 13, foi lançada oficialmente mais uma edição do projeto ‘Polícia Mirim’, que contará com a participação de 81 crianças do município. O evento aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito Kleber Marra e demais autoridades locais.
O programa educativo da Polícia Militar conta com o apoio da Prefeitura de Caldas Novas, através do Conselho Municipal de Segurança, e da Câmara Municipal, e tem como objetivo a formação do indivíduo de forma globalizada, trabalhando atividades de conscientização ambiental, socioculturais, reforço escolar, práticas esportivas e sócio recreativas.
"Para nós é gratificante saber que estamos implantando um programa tão importante para a formação de nossas crianças, agradeço ao Ten. Cel. Virgílio, e ao presidente do Legislativo, Marinho Câmara, além de demais vereadores, pela parceria. A educação é um dos pilares da nossa gestão, por isso vamos continuar buscando ações efetivas como essa, que são essenciais na formação do cidadão de bem", ressaltou Kleber Marra.
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Caldas Novas

Trenzinhos: atração, diversão ou risco a população?



Quem frequenta a cidade de Caldas Novas se depara com uma atração bastante controvérsia, os trenzinhos que circulam pela região central.
Uma atração antiga que nos últimos anos se tornou uma febre, tendo hoje mais de dez trenzinhos circulando pela cidade transportando turistas.
Até aí tudo bem, não fosse pelas infrações de trânsito, desrespeito aos pedestres e o assédio aos turistas que em algumas situações sentem se até coagidos pelos fantasiados que tentam captar passageiros.
No tange a infrações de trânsito, os passageiros são transportados em veículos improvisados sem cinto de segurança, o som está sempre alto e as personagens dependuradas para o lado de fora do veículo em movimento.
Um exemplo de tais infrações ficou bem latente na noite de segunda feira 06/06/22, onde um fantasiado do trenzinho pulou do veículo em movimento e acabou sendo abalroado por uma moto que vinha no mesmo sentido.
Felizmente, nem o motociclista nem o jovem fantasiado sofreram lesões graves, no entanto, o acidente aconteceu e poderia haver consequências mais graves.
Outra questão, é o assédio aos turistas, em muitos casos estão acompanhados por crianças que se assustam com a bizarrice das fantasias utilizadas e as atitudes ofensivas por parte de alguns personagens que desrespeitam os que se recusam a andar no trenzinho.
O De Olho em Caldas Novas, trás o assunto a tona a pedido de pessoas que questionam a legalidade da atração bem como a segurança dos usuários e funcionários.
Fica aberta a palavra ao órgão responsável pelo trânsito da cidade para esclarecer tais condutas e sanar qualquer dúvida em relação ao assunto.